Lazer nas horas vagas: 4 dicas para relaxar no seu tempo livre!

Viajar, relaxar e estar de férias são coisas que todo trabalhador passa o ano inteiro desejando. A correria do dia a dia é constante para muitos e é só nesses momentos que eles se permitem descansar e recarregar as energias.

Mas você não precisa esperar 365 dias para serenar a cabeça! Por meio de uma rotina bem organizada, é possível realizar práticas de lazer nas horas vagas e, enfim, relaxar.

Separamos algumas atividades de lazer que não demandam muito tempo e que você pode fazer em suas horas vagas. Vamos conferir quais são elas?

1. Colocar a leitura em dia

Muita gente adora ler, mas sempre diz que está sem tempo. Ler um livro realmente é uma atividade que pode consumir muitas horas. Mas os benefícios que a leitura traz fazem com que seja um belo investimento de tempo.

Ler ajuda a melhorar seu vocabulário e sua memória. De acordo com um estudo da Universidade de Yale, quem lê apenas 30 minutos por dia pode viver quase dois anos mais do que uma pessoa que não tem o hábito de ler.

Se você tem preguiça de ler ou medo de livros grandes, a dica é separar o livro em pequenos blocos. Não é necessário ler um exemplar de 400 páginas, mas apenas 20 folhas por dia. Se fizer isso, vai ter terminado antes mesmo de perceber que leu tudo isso.

2. Fazer uma atividade manual

Crochê, tricô, pintar um livro de colorir, montar um quebra-cabeças… São várias atividades que você pode fazer com as mãos para se distrair.

Ao se concentrar no movimento que está fazendo, a cabeça se permite relaxar e, por alguns minutos, não existe nada além daquele cachecol que está tricotando ou da imagem que está pintando.

O crochê e o tricô eram vistos como atividades de pessoas idosas e agora têm ganhado popularidade entre os mais jovens também. É possível encontrar aulas e workshops dessas habilidades e ir a esses treinamentos é uma boa forma de fazer novas amizades!

Pintar um livro de colorir para adultos ou montar um quebra-cabeças são atividades que você pode fazer sozinho. Não é necessário comprar o livro mais caro ou começar com um puzzle de muitas peças. Comece nos mais simples e, conforme for adquirindo mais habilidades, vá aumentando o grau de dificuldade.

Ter uma habilidade manual ajuda em sua memória e na coordenação motora. Além disso, o tricô e o crochê ajudam a induzir seu corpo a um estado de relaxamento parecido com o da meditação e o da ioga.

3. Praticar esportes

Você chega em casa do trabalho sem energia para fazer qualquer atividade de lazer? Sabia que, nesse caso, realizar uma atividade esportiva pode te ajudar a ter mais disposição?

Forçar-se a fazer exercícios físicos para ter mais energia pode parecer contraditório para alguns, mas a prática esportiva ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, te deixa mais disposto.

Praticar esportes como uma atividade de lazer nas horas vagas vai te deixar mais forte, relaxado e ativo!

4. Jogar online

Se você é daqueles que acha que jogar online faz mal para a saúde, pode ir esquecendo isso! Essa atividade é uma opção de distração que traz vantagens para o funcionamento do cérebro e da memória!

Nem todos os jogos online são difíceis de entender ou sofisticados demais. Atualmente, é possível relaxar pelo computador com jogos clássicos de cartas como buraco (canastra), tranca e truco, em plataformas como a Jogos do Rei.

Se a falta de companhia é o que te impede de sacar seu baralho, saiba que é possível participar de torneios e bater-papo com outras pessoas que estão jogando online. É uma das vantagens de se entreter via internet.

Seja acompanhado de amigos, com um grupo de desconhecidos ou totalmente sozinho, ter uma atividade de lazer nas horas vagas é importante para todas as pessoas! Escolha aquela que te agrada mais e não desista de fazê-la se não der certo. Com o passar do tempo e a sua persistência, você vai notar um aumento na sua qualidade de vida.

Gostou das atividades? Curta nossa página do Facebook e fique de olho em mais dicas!

Comentários

  1. FRANCIELLE 20 de maio de 2019 Reply
  2. VITORIA 26 de julho de 2019 Reply

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *