Tipos de Truco: veja as diferenças entre gaúcho, paulista e mineiro

Existem diversos tipos de trucos espalhados pelo país e pelo mundo. Como já vimos na história do jogo, ele ganhou diversas adaptações culturais bem interessantes. E conhecê-las é bom não só para se enturmar com os amigos de outros estados, como para ser um jogador ou jogadora mais versátil.

Conheça no post de hoje, os tipos de truco que existem no Brasil!

Truco Paulista

É a variação mais comum em jogatinas online e algumas competições. Nessa variação, utilizamos o baralho francês, com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

O objetivo sempre é marcar 12 pontos primeiro, que se consegue a cada mão batida. Essa mão é uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta (falaremos sobre ela adiante) e das opções de cartas entre as duplas.

Cada mão é definida em três rodadas. Em cada rodada, os jogadores recebem 3 cartas, que devem ser colocadas a mesa e trocadas uns com os outros e no montante de cartas devidamente embaralhado. Ao final da rodada, a combinação com maior pontuação ganha a mão.

Cabe falar também da Manilha. Essa é a carta mais forte da partida, depois do 3, e de todos os naipes. Também é a carta inicial na qual o primeiro jogador vira para cima antes do jogo começar, sendo esta chamada de “Vira”. Toda combinação que levar esta carta, terá uma pontuação maior no somatório final da rodada.

Truco Mineiro

Pode ser jogado igualmente em duplas ou mano-a-mano. Também utiliza-se o baralho francês, com 40 cartas, e excluindo as mesmas cartas da versão paulista. A diferença nesta variação são as cartas mais altas do jogo, definidas antes mesmo delas começarem. Elas são o 4 de paus, 7 de copas, A de espadas, e 7 de ouros.

As demais cartas continuam com o mesmo valor, sem alterações dos naipes, exceto pelas cartas que mencionamos acima. As demais regras mencionadas acima se mantém em relação as rodadas, pontuação e combinação de cartas.

O que é o truco?

Tanto no truco mineiro, como no paulista, é possível aumentar a pontuação fazendo uma aposta. Este é o “truco” que dá nome ao jogo.

Nessa jogada, o apostador aumenta a quantidade de pontos para 3, podendo ser aumentado de volta pelo adversário em 6, devolvendo para 9, e por fim até 12 pontos. O objetivo dessa aposta é ter certeza de que já se tem uma combinação maior que a do adversário, que pode recusar, aceitar a aposta, ou aumentá-la.

O truco não pode ser pedido quando se faz 10 pontos. Caso o jogador se esqueça e peça o truco mesmo assim, ele perde a partida.

Truco Gaúcho

Também chamado de truco gaudério, ele pode ser jogado com até quatro pessoas, porém utiliza-se o baralho espanhol.

Apesar da mudança de baralho, as mesmas 40 cartas são mantidas, bem como o objetivo de pontuação.

As manilhas são como no truco mineiro, porém na seguinte ordem de valor, do maior para o menor: 7 de ouros, 7 de espadas, 1 de paus, e 1 de espadas. As demais cartas e ordens seguem seu valor de importância.

O que diferencia o gaudério para os outros tipos de truco são as jogadas de aposta. Além do truco em si, temos o Envido e o Flor.

O Envido é uma aposta feita antes de cada rodada, e em paralelo ao truco, o que significa que o jogador pode fazer o envido e o truco na mesma rodada. Quando a aposta é vencida, o jogador ou dupla recebe uma pontuação de acordo com as cartas apostadas, que correspondem exatamente ao seu valor, salvo aquelas acima de 10.

A flor é um tipo de jogada especial durante o envido. O jogador pode pedir flor quando possui 3 cartas do mesmo naipe em sua mão. Se o adversário não possuir, a rodada é encerrada, e os jogadores com flor recebem 3 pontos. Pode ser rebatida.

Agora que já sabe das regras, quais tipos de truco você mais gostou? Compartilhe nas redes sociais o seu favorito, e diga para nós quais variações são mais interessantes, bem como suas eventuais dúvidas. Boa jogatina, e até a próxima!

Comentários

  1. Pedro 1 de março de 2018 Reply
  2. Alex 29 de maio de 2018 Reply
  3. Alex 29 de maio de 2018 Reply
  4. Maria nalcis Silva 12 de novembro de 2018 Reply
    • Paulo César 5 de dezembro de 2018 Reply
  5. Diogo Luis Bittencourt 8 de agosto de 2019 Reply
  6. A 12 de outubro de 2020 Reply

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *