Baralho e jogos de tabuleiro turbinam a mente de idosos

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Edinburgo revelou que idosos que costumavam jogar baralho ou jogos de tabuleiro tiveram melhores resultados em testes de memória e raciocínio.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o professor Ian Deary, diretor do Centro de Envelhecimento Cognitivo e Epidemiologia Cognitiva (CCACE) da Universidade de Edimburgo, explicou que existem modalidade que podem ser mais benéficas que outras, assim como outros hábitos podem contribuir para uma mente afiada na terceira idade.

Nós e outros estamos restringindo os tipos de atividades que podem ajudar a manter as pessoas afiadas na terceira idade. Em nossa amostra, parece que não é apenas uma atividade intelectual e social geral, é algo nesse grupo de jogos que tem essa associação pequena, mas detectável, com melhor envelhecimento cognitivo. Seria bom descobrir se alguns desses jogos são mais potentes que outros. Também apontamos que várias outras coisas estão relacionadas ao melhor envelhecimento cognitivo, como estar fisicamente apto e não fumar”.

A reportagem ainda recomenda sete atitudes que contribuem para a saúde da mente na velhice:

1. Mantenha-se mentalmente ativo. Faça palavras cruzadas ou jogue baralho. Ao dirigir, não repita sempre o mesmo caminho. Aprenda um instrumento musical. Atue como voluntário em uma instituição.

2. Socialize regularmente. Valorize as oportunidades de se reunir com entes queridos, amigos e outras pessoas, especialmente se mora sozinho.

3. Organize-se. É mais fácil esquecer as coisas quando a casa estiver cheia de bugigangas e suas anotações não estiverem organizadas. Anote tarefas, compromissos e outros eventos em um caderno, calendário ou no celular. Pode até repetir cada tarefa em voz alta enquanto anota, para reforçar a memória. Tenha listas de tarefas e marque os itens que você concluiu. Separe um local para sua carteira, chaves e outros itens essenciais.

4. Durma bem. Transforme dormir o suficiente em prioridade. A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por dia.

5. Mantenha uma dieta saudável. Procure comer futas, legumes e grãos integrais. Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe, carne magra e aves sem pele. O que você bebe também conta. Muito álcool pode causar confusão e perda de memória.

6. Inclua atividade física em sua rotina. Os especialistas recomendam pelo menos 150 minutos por semanas de atividade aeróbica moderada, como caminhada rápida, ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa, como corrida, de preferência espalhados por toda a semana. Se você não tiver tempo para um treino completo, faça algumas caminhadas de 10 minutos ao longo do dia.

7. Gerencie suas condições crônicas. Siga as recomendações de tratamento do seu médico para qualquer condição crônica, como depressão, pressão alta, colesterol alto, diabetes e problemas renais ou da tireóide. Quanto melhor você se cuidar, melhor será sua memória. Além disso, revise seus medicamentos com seu médico regularmente. Vários medicamentos podem afetar a memória.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *