Naipes do baralho já tiveram outros símbolos e significados

O baralho de 52 cartas de hoje preserva os quatro naipes franceses originais de séculos atrás: paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠).

Mas voocê sabia que nem sempre os naipes do baralho foram os que são adotados atualmente? De acordo com uma reportagem da The Atlantic, esses símbolos gráficos têm pouca semelhança com os itens que representam, mas eram muito mais fáceis de copiar do que símbolos mais luxuosos.

Origem histórica

Historicamente, os naipes eram altamente variáveis, dando lugar a diferentes conjuntos de símbolos enraizados na geografia e na cultura. De estrelas e pássaros a cálices e feiticeiros, os naipes tinham um significado simbólico, bem como os trunfos dos baralhos de tarô mais antigos. Ao contrário do tarô, no entanto, os baralho de jogos era entendido como diversão em vez de adivinhação. Mesmo assim, essas cartas preservavam grande parte da iconografia que fascinara a Europa do século XVI: astronomia, alquimia, misticismo e história.

Alguns historiadores acreditam que os naipes representam quatro classes da sociedade medieval. Copos e cálices (corações modernos) podem ter representado o clero; espadas (espadas) para a nobreza ou os militares; moedas (ouros) para os comerciantes; e cassetetes (paus) para os camponeses.

Veja também: Qual é o significado de tatuagens de naipes do baralho?

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *