Os benefícios do baralho na terceira idade

Sem dúvida nenhuma, o baralho é uma das principais formas de entretenimento na terceira idade. Mas você sabia que ele também pode ajudar na prevenção de doenças e melhora da saúde mental nessa fase da vida?

Em entrevista ao portal A Crítica, médica Camila Gomes, 31, pós-graduada em geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), explica que o jogo com cartas estimula o funcionamento e extensão da memória e do trabalho neuronal.

“Os jogos são indicados, pois melhoram a memória semântica. Eles exercitam áreas do cérebro, que vão atrofiando com o processo de envelhecimento. Não existe idade para começar, porém, quanto mais cedo a prevenção, melhor é o resultado”, explicou a média à publicação.

Outro benefício é a socialização, como relata a psicóloga da FDT, Paula Coelho. “Depois que se aposenta, a pessoa perde as atividades do dia a dia, vai sendo deixado de lado pela família e pela sociedade. Os jogos são uma forma de se manter integrado dentro de um grupo, onde ela poderá interagir com outras pessoas, trabalhar a questão da cooperação. Jogar com os netos, por exemplo, é uma forma de melhorar o relacionamento interpessoal em família”, disse a profissional.

 

Comentários

  1. gervazio souza filho - médico 19 de dezembro de 2018 Reply

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *