Baralho auxilia crianças em períodos de internação hospitalar

Uma reportagem recente da Abril Saúde mostrou que foi criado um baralho que ajuda a amenizar dificuldades de crianças que estão passando por internações.

“Eles ficam longe da família e da escola e nem sempre são bem informados sobre o tratamento, fatores que geram estresse e ansiedade”, explica a psicóloga Camilla Volpato Broering, professora da Universidade do Vale do Itajaí, para a reportagem.

Em conjunto com Olívia Entrebato Kruger, Camila é a criadora do  Baralho Infantil da Hospitalização: Pensamentos Diferentes para Situações Difíceis. O jogo composto por 49 cartas tem como objetivo ajudar a criança a mostra ao psicólogo o que está sentido em momentos de internação.

Veja a sinopse do produto:

Este Baralho é uma ferramenta lúdica facilitadora no acesso a pensamentos e comportamentos de crianças inseridas no contexto hospitalar. Ele é composto por 49 cartas, para ambos os gêneros, direcionado à faixa etária entre 6 e 13 anos, podendo ser expandido para outras faixas etárias de acordo com a habilidade do terapeuta em apresentá-lo e explicar a forma de manuseio. Com a ajuda do baralho, o terapeuta poderá identificar disfuncionalidades de crença, pensamento e comportamento para, assim, intervir de forma a orientar a criança na construção de estratégias de enfrentamento frente ao processo de hospitalização. Apesar de ter uma estrutura de aplicação sistemática e um embasamento teórico pela abordagem cognitivo-comportamental, o baralho permite flexibilidade diante das necessidades de cada profissional e de cada caso atendido, proporcionando uma utilização livre diante da demanda levantada pela criança, independente da orientação teórica que fundamenta o trabalho do psicólogo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *