Truco e Truco Paulista - Regras - Jogar Agora - Jogos do Rei

Entre com sua conta do Jogos do Rei!

Esqueceu a senha?

Não possui uma conta? Cadastre-se

ENTRAR

Já tem uma conta?

JOGUE TRUCO ONLINE! CRIE SUA CONTA, É GRÁTIS!

Mais de 100.000 partidas realizadas por dia, venha fazer novas amizades e se divertir muito hoje mesmo!

INSTRUÇÕES:

JOGUE TAMBÉM:

ENCONTRE-NOS:

TRUCO PAULISTA

Truco é um popular jogo de cartas jogado em 4 pessoas.

São formadas duas duplas, seu parceiro senta-se à sua frente e os adversários, um à esquerda e outro à direita.

  • JOGADORES - 4 jogadores.
  • CARTAS - 40 (retirando-se, 8, 9, 10 e Curingas)

DEFINIÇÕES:

  • VIRA - Carta virada após a distrubuição das cartas. A manilha é a próxima carta na sequência, após esta.
  • MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros.
  • RADADA - São necessárias 3 rodadas para vencer um turno. Em cada rodada, um jogador baixa uma carta. A carta mais forte da rodada, ganha a rodada para sua dupla
  • TURNO - Vale um ponto e pode ser aumentado para 3, 6, 9 e 12 pontos. É disputado em melhor de 3 rodadas
  • PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada).
  • TRUCO - Truco é um pedido de aumento de aposta. Pode ser feito apenas na sua vez. Caso a dupla adversária aceite o turno passa a valer 3 pontos, caso contrário a dupla desafiadora ganha 1 ponto.
  • SEIS - Aumento da aposta de truco, passando a valer 6 pontos caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 3 pontos.
  • NOVE - Aumento da aposta de 6, passando a valer 9 pontos caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 6 pontos.
  • DOZE - Aumento da aposta de 9, passando a valer o jogo caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 9 pontos.
  • MÃO DE ONZE - A dupla que chegar a 11 pontos tem o direito de olhar as cartas um do outro e analisar se irão ou não aceitar a partida. Caso a dupla aceite, a Mão de Onze já começa valendo 3 pontos, caso contrário o turno acaba dando 1 ponto à dupla adversária.
  • MÃO DE FERRO - É a Mão de Onze especial, quando as duas duplas conseguem chegar a 11 pontos na partida.
  • ESCONDER CARTA - Na sua vez de jogar, é possível esconder a carta ao invés de baixar na mesa, como tática de blefe. Não é permitido esconder a carta na primeira rodada.

MANILHAS:

As Manilhas são cartas definidas no início de cada rodada. Manilhas são as quatro cartas (de paus, copas, espadas e ouros) subsequentes à carta virada (a "vira"). Por exemplo, se for virado um QUATRO, as Manilhas serão as cartas CINCO.

Nos exemplos acima, as Manilhas são os seis (6) - a carta "vira" é o cinco de espadas (o vira poderia ser de qualquer naipe que ainda assim as manilhas seriam os seis).

PAUS, COPAS, ESPADAS e OUROS - esta é a ordem das manilhas, sendo a de paus a que mais vale (é chamada de ZAP ou GATO, dependendo da região do país).

ENVIAR SINAIS:

Existem 4 botões na área de ícones. Eles sao sorteados a cada rodada e servem para passar informações a respeito das manilhas que você possui:

  • PISCAR - Indica que você possui a manilha de paus.
  • SOBRANCELHA - Indica que você possui a manilha de copas.
  • BOCHECHA - Indica que você possui a manilha de espadas.
  • LÍNGUA - Indica que você possui a manilha de ouro.

COMO JOGAR:

  1. O jogo inicia com as cartas sendo embaralhadas e distribuídas pelo sistema. No final da distribuição, a carta de cima é virada ("a vira") e são definidas as Manilhas.
  2. Cada jogador recebe 3 cartas, que são visíveis apenas para o dono. A partida começa com o jogador podendo baixar uma carta ou pedir truco. Os sinais podem ser enviados para o parceiro a qualquer momento.
  3. Cada turno do jogo é disputado em três rodadas (“melhor de três”). A dupla que tiver a carta mais forte na rodada, vence a mesma.

CONTAGEM DE PONTOS:

Vence a partida quem fizer 12 pontos primeiro.

Sequência de cartas no baralho espanhol:

Sequência de cartas no baralho francês:



Baralho FrancêsBaralho Espanhol
Manilha de pausManilha de paus
Manilha de copasManilha de copas
Manilha de espadasManilha de espadas
Manilha de ourosManilha de ouros
Três (qualquer naipe)Três (qualquer naipe)
Dois (qualquer naipe)Dois (qualquer naipe)
Ás (qualquer naipe)Um (qualquer naipe)
K (Rei) (qualquer naipe)Doze (qualquer naipe)
J (Valete) (qualquer naipe)Onze (qualquer naipe)
Q (Dama) (qualquer naipe)Dez (qualquer naipe)
Sete (qualquer naipe)Sete (qualquer naipe)
Seis (qualquer naipe)Seis (qualquer naipe)
Cinco (qualquer naipe)Cinco (qualquer naipe)
Quatro (qualquer naipe)Quatro (qualquer naipe)

Penalidades

  • Solicitar Truco quando estiver com 11 pontos (mão de 11), acarreta na derrota imediata.

Regras Específicas

  • Se a vira for um TRÊS (qualquer naipe), as Manilhas são as cartas QUATRO.
  • Se a vira for um SETE (qualquer naipe) no baralho francês, as Manilhas são as cartas Q (Damas).
  • Se a vira for um SETE (qualquer naipe) no baralho espanhol, as Manilhas são as cartas 10.
  • No truco são muito comuns as jogadas em BLEFE, quando um jogador aumenta a aposta sem possuir cartas boas.
  • Se empatar na primeira rodada, vence o turno quem ganhar a segunda rodada.
  • Se empatar na segunda rodada, vence o turno quem ganhou a primeira rodada.
  • Se empatar na primeira e segunda rodada, vence o turno quem ganhar a terceira rodada.
  • Se empatar na terceira rodada, vence o turno quem ganhou a primeira rodada.
  • Se todas as três rodadas empatarem, ninguém pontua.

REGRAS DE CONDUTA NO CHAT:

Todos os jogadores envolvidos em ofensas, brigas ou outro tipo de abuso podem receber punição de bloqueio temporário do chat ou até banimento da conta.

Não utilize o chat para passar instruções, o jogo de truco possui os ícones com os sinais para transmitir ao seu parceiro.

Você pode denunciar um jogador clicando sobre o avatar e depois "Denunciar Abuso".

LIMITES DE TEMPO:

Cada jogador, na sua vez, tem 20 segundos para jogar uma carta, caso este tempo for excedido o computador jogará uma carta aleatoriamente.

COMECE A JOGAR AGORA MESMO! CRIE SUA CONTA, É GRÁTIS!

Jogue Buraco, Buraco Fechado, Buraco Fechado STBL, Tranca e Truco!