Gírias do Truco: Só quem joga vai entender

Você sabe o que é uma Mão-de-ferro? E a expressão “Meio-pau”? Se você sabe, talvez você seja uma fera no Truco. Se não sabe, separamos algumas gírias do Truco para você conhecer:

Partida – Jogo valendo 12 pontos, conseguidos através das “mãos”.

Barbudo – Rei

Mão – Fração da partida, vale 1 ponto e poderá ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e até 12 pontos, é disputada em melhor de 3 rodadas.

Rodada – É a fração da “mão”, em cada rodada os jogadores mostram uma carta.

Truco – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 3.

Seis, Meio-Pau, Meio-Saco ou Meia-Vara – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 6.

Nove – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 9.

Doze ou Queda – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 12.

Embuchar, Cangar, Melar ou Empatar – Quando a maior carta de cada dupla, numa determinada rodada, tem o mesmo valor.

Mão-de-Onze – Quando uma das equipes consegue chegar a 11 pontos na partida.

Mão-de-Ferro – É a mão-de-onze especial, quando todos conseguem chegar a 11 pontos na partida.

O Mão – Competidor que começa a rodada.

O Pé – Competidor que termina a rodada, ou aquele que distribuiu as cartas.

Subir – Se o jogador que “cortou” o baralho pedir para “subir”, o embaralhador deverá fazer a distribuição pegando as cartas de baixo para cima.

Tento – Quando algum jogador vê um de seus oponentes roubando ele pede tento, a fim de requerer pontos na partida.

Manilhas – São as 4 maiores cartas do jogo, as únicas dentre as 40 que não podem ser empatadas.

ZAP, GATO OU ZORRO – É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus (também chamado de 7 de paus).

Copas, Copeta ou Copilha – É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas (também chamado de 7 de copas).

Espadilha ou Espada – É a terceira maior carta e seu nipe sempre será espadas (também chamado de 7 de espadas).

Pica-Fumo, Bebinho, Ouros ou Mole – É a quarta maior carta e seu nipe sempre será ouros (também chamado de 7 de ouros).

VIRA – è a carta que o embaralhador vira (quando distribui as cartas) e é a carta que definirá as 4 manilhas.

ESCONDER A CARTA – Colocar a carta que seria mostrada a todos, no meio do baralho, assim ninguém poderá saber qual era. É como se jogasse de “lona”. Também chamado de carta “coberta”, ou carta encoberta.

“A primeira vai à missa” – Código para alertar o parceiro de que ganhar a primeira rodada é muito importante (costuma-se dizer também que a primeira é um caminhão de milho).

“Casinha de caboclo” – Código para alertar o parceiro de que a dupla adversária está preparando uma armadilha (ou está armando a cama para o adversário deitar)

BRANCA- PRIMEIRA . primeira da melhor de 3.

BRANCA- SEGUNDA – segunda da melhor de 3.

BRANCA PARA NÓS – Ganhamos primeira mão.

CASAL MAIOR  – Manilhas/gato e copas.

CASAL MENOR  – Manilhas /espadas e ouros.

CASAL PRETO  – Manilhas/ gato e espadas.

CASAL VERMELHO – Manilha /copas e ouros.

Fonte de referência: Yahoo Respostas Truco.com.br

Comentários

  1. scr 888 login 1 de janeiro de 2019 Reply
  2. Beto Soares 26 de maio de 2020 Reply
  3. Beto Soares 26 de maio de 2020 Reply
  4. Icro 12 de março de 2023 Reply
  5. Rodrigo 21 de agosto de 2023 Reply

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *