Jogos para crianças: Burro

A segunda dica da nossa série de jogos para crianças é o jogo Burro. Muito simples e popular, ele é com frequência um dos primeiros jogos que aprendemos com o baralho.

De acordo com a Wikipedia, o objetivo do jogo é ficar com 4 cartas iguais na mão o mais rápido possível.

  • Cada jogador recebe três cartas;
  • O jogador à esquerda do distribuidor começa jogando na mesa a carta mais alta que tiver na mão, de qualquer naipe, por exemplo, um 8 de copas; o segundo jogador tem de jogar outra carta de copas no monte (é obrigado a assistir). Se tiver uma carta de copas, o jogo prossegue com o próximo jogador da mesma forma, se não, ele compra do bolo  até obter uma carta desse naipe;
  • Ganha o direito a iniciar a próxima rodada o jogador que colocar a carta com o valor mais elevado na mesa.
  • A rainha vale mais que o valete
  • Quando jogador tiver que jogar uma carta e comprar uma carta do mesmo número é mesmo naipe,pode jogar a próxima carta

Ainda de acordo com o site, existem várias técnicas para vencer o burro. Uma delas, chamada sugerir é colocar a mão no centro da mesa, dizendo uma palavra que não seja burro. Se um jogador coloca a mão sobre o centro lhe será atribuída uma letra. Mas se ninguém coloca, a letra será atribuída ao jogador que fez a sugestão. Outra técnica seria a da mão mal posta. Para ganhar o jogo deve-se colocar a palma da mão para baixo no centro da mesa. Se um jogador coloca a mão com a palma para cima e seus adversários colocam a mão de qualquer forma será atribuída uma letra, e no caso de não colocarem a mão é atribuída uma letra ao jogador que colocou a mão com a palma para cima.

E você, também jogava quando era criança? Depois de adulto, ensinou para seus filhos?

Comentários

  1. Monitore celulares gratis 16 de maio de 2021 Reply

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *