Saiba quais são os principais jogos de baralho!

O baralho foi, por muito tempo, um companheiro inseparável nos encontros de amigos de muitas gerações. Sem celulares ou passatempos mais complexos, os jogos de baralho faziam sucesso e uma infinidade de variações foi criada, alguns exclusivamente brasileiros.

Mas não pense que hoje a febre acabou! Ela simplesmente migrou para a internet, proporcionando que pessoas de vários lugares do país, e até do mundo, pudessem compartilhar a mesma brincadeira, e claro, na rodinha, o bom e velho deque de cartas de papel é sempre bem-vindo.

Mas você sabe quais são os principais jogos de baralho no Brasil? Vamos contar no presente artigo, além de falar um pouco das regras e objetivos. Confira!

1. Buraco

O Buraco é um dos jogos mais tradicionais no nosso país. Uma partida pode conter de duas pessoas ou de duas duplas. Utiliza-se dois baralhos completos, totalizando 104 cartas. Cada jogador começa com 11 cartas.

O objetivo do jogo é “baixar” todas as cartas da mão, sendo que é possível baixá-las a partir do momento em que o jogador tem pelo menos três cartas do mesmo naipe em sequência, as “canastras”, ou usando uma das cartas coringas (2 ou “coringão”) de qualquer naipe para completar a sequência.

Mais duas mãos de 11 cartas são tiradas do monte e viradas de cabeça para baixo antes de começar o jogo, o “morto”.

O primeiro jogador pega uma carta do monte e desce suas sequências ou não. Se, no final da rodada, ele ainda tiver cartas na mão, é obrigado a descartar uma carta para o monte do “lixo”. O próximo jogador pode escolher pegar uma carta do monte principal ou o monte completo do lixo, e deve prosseguir descendo ou não.

Se um dos jogadores terminar as cartas da mão, tem direito a pegar o morto e completar suas sequências.

O jogo termina quando um jogador “bater”, ou seja, não tiver mais nenhuma carta consigo. Os pontos são contados de acordo com as canastras feitas e depois de cada carta individualmente, sendo que quem ficou com cartas na mão, deve deduzir esses pontos do total.

Canastra Real (de Ás à Ás de um só naipe) 1000 pontos
Meia Canastra Real (de Ás ao Rei ou de um só naipe) 500 pontos
Canastra Limpa (sete ou mais cartas sem coringa) 200 pontos
Canastra Suja (sete ou mais cartas com coringa) 100 pontos
Batida 100 pontos
Ás 15 pontos
Curinga 10 pontos
Do Rei à carta 8 10 pontos cada carta
Do 7 à carta 3 5 pontos cada carta
Não pegar o morto – 100 pontos

2. Canastra

A Canastra é um jogo bem parecido com o Buraco, com a diferença de que em vez de sequências numéricas, as canastras são feitas de 7 cartas do mesmo número.

As trincas têm pontuação especial:

  • As trincas vermelhas valem 100 pontos, cada, e o conjunto de quatro trincas vermelhas vale 800 pontos.
  • As trincas pretas têm pontuação nula.

Os coringas (carta 2 ou jokers) travam o lixo, ou seja não é possível comprar o lixo quando os coringas estiverem por cima.

E se um jogador terminar a rodada sem nenhuma canastra, todos seus pontos são descontados. O jogo termina quando algum jogador atingir 5000 pontos em várias rodadas.

3. Can-can

O Can-can, ou Mau-mau, é melhor quando jogado com várias pessoas, de 5 a 12, e é também muito parecido com o jogo Uno. Cada jogador recebe sete cartas, e uma carta é virada do monte.

Em seguida cada jogador é obrigado a descartar uma carta, sempre com o mesmo número ou mesmo naipe da última carta no monte. Se alguém não tiver uma carta, perde 50 pontos.

Cada carta provoca uma ação no jogo:

  • 8: o próximo jogador compra três cartas ou não descarta;
  • 7: o jogador anterior compra duas cartas;
  • Ás: o próximo perde a vez;
  • Dama: inverte o sentido do jogo;
  • Valete: o dono da carta escolhe o próximo naipe que tem que ser jogado;

Quem estiver com uma carta só, deve lembrar de dizer “mau-mau” na jogada em que ficou com apenas ela, e se esquecer deve comprar 5 cartas do monte.

Quando um jogador bater, os outros devem deduzir a pontuação das cartas na mão:

  • Valete e 8: 20 pontos;
  • 7 e Ás: 15 pontos;
  • Rei e Dama: 10 pontos;
  • Outras: valor facial da carta.

4. Paciência

Paciência é um jogo para se jogar sozinho, com um deque completo e é um dos principais jogos de baralho no mundo.

Faça um monte de sete cartas viradas para baixo, depois um monte de seis colocado à direita do primeiro, depois cinco e assim por diante, até se ter uma única carta. Vire a carta de cima de cada monte, totalizando sete cartas abertas. O resto das cartas forma o monte de compra.

O objetivo é fazer a sequência completa, de Ás à K, do mesmo naipe, nos espaços de montagem. Para isso, é possível movimentar uma sequência numérica de cores alternadas de uma pilha para outra (ex: uma sequência de 5 preto, 4 vermelho e 3 preto pode ser movida para uma pilha que começa com um 6 vermelho).

Quando toda a sequência aberta for movida para outra pilha, vira-se a carta de cima da coluna. Quando uma coluna estiver vazia, pode-se começar uma nova com um Rei de qualquer naipe. Quando não for possível movimentar as cartas da mesa, vire uma do monte de compra, até que seja possível dar continuidade ao desafio.

5. 21

No 21, ou Blackjack, o objetivo é somar uma pontuação mais próxima de 21 pontos, sem ultrapassar esse valor, de acordo com a seguinte distribuição:

  • 2 a 10: valor facial;
  • Figuras: 10 pontos;
  • Ás: 1 ou 11 pontos.

O jogador aposta contra a casa. O croupier dá duas cartas viradas para cima para cada jogador e pega uma para si virada para baixo e outra virada para cima.

Os jogadores avaliam seus pontos e decidem se querem mais uma carta. Se a pontuação estourar 21 pontos, o jogador perde.

Quando todos que ainda estão abaixo de 21 decidem parar, o croupier revela sua segunda carta. Se as mesmas apresentadas pelo croupier somarem menos de 17 pontos, ele é obrigado a pegar mais cartas até atingir pelo menos 17 ou estourar 21. Quem ficar mais perto de 21 pontos ganha a rodada.

Além desses, outros jogos de grupo, como pôquer e truco são bem populares no Brasil. E aí, vai hoje mesmo começar a jogar um desses? Que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras notícias sobre jogos?

Comentários

  1. Jogos Online! 13 de março de 2018 Reply
  2. Ivam Passos Vinhas 23 de maio de 2018 Reply
  3. Ivam Passos Vinhas 23 de maio de 2018 Reply
  4. IS 29 de outubro de 2018 Reply

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *